top of page

Fazendo música de uma maneira simples...

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Atividade realizada no curso "Música na Educação Musical" em Formiga-MG. Olha só que interessante, utilizamos os bambolês para "reger" o grupo de percussionistas!!!


Nessa atividade utilizamos frases rítmicas e distintos timbres sonoros para cada frase. Temos no chão quatro bambolês que, com suas diferentes cores, correspondem a cada um dos grupos rítmicos. Um dos bambolês corresponde à uma suspensão (ou pausa). Aquele participante que está no meio possui a função de compositor/maestro e, com suas escolhas, manipula o resultado sonoro pulando entre um bambolê e outro. A primeira vez que conheci essa abordagem utilizando bambolês foi em um curso que tive a oportunidade de participar no ano de 2015 com o professor Uirá Kuhlmann.


Essa mesma atividade pode ser realizada com recursos diferentes. Se você não possui bambolês, é possível fazer desenhos no chão, utilizar papeis coloridos etc. O ideial é que os materiais utilizados permitam associação e dissociação entre cores, timbres e frases rítmicas. Se você tiver outras ideias de variação dessa atividade comente aqui embaixo! Asas à imaginação!




Komentáře


bottom of page