Duas Atividades Práticas Com a Música CARNAVALITO para Ensinar Ritmo na Musicalização Infantil
top of page

Duas Atividades Práticas Com a Música CARNAVALITO para Ensinar Ritmo na Musicalização Infantil

Na semana passada postei um vídeo em que demonstrei duas formas de brincar com música instrumental Carnavalito de forma fácil e simples. Se você ainda não assistiu, volte duas casas! Brincadeira... Volte no menu do blog e dê uma olhadinha!


Neste exemplo anterior, apresentei duas atividades em roda e que utilizam de objetos bem simples que, certamente, a maioria das sala de aula possui: lápis e mesas (mas deixei claro que estes objetos podem ser facilmente substituídos por outros).


Contudo, no exemplo, tenho apenas um pequeno grupo de alunos praticando a atividade e, por isso, resolvi fazer uma compilação de diferentes momentos de brincadeira (com turmas bem diferentes também) utilizando a mesma música e dinâmicas variadas!


Fazer música, é lidar com variações!

Em um primeiro momento, vou te apresentar as formas de brincar que considero como mais simples e, embora você veja um pequeno grupo de alunos realizando a atividade, você também pode realizar a mesma ideia com grupos maiores! Basta ampliar a quantidade de objetos...


Logo na sequência, você vai poder ver uma segunda forma de brincar e, desta vez, com um grande grupo de alunos (turma da disciplina Práticas Percussivas Para Educação Musical da UFRN - que agradeço muito por permitirem a partilha deste material).


Em resumo, neste vídeo, você poderá ver os resultados de dois processos distintos utilizando a mesma música. Vou apresentar duas ideias bem legais e que vão lhe possibilitar estimular a criatividade, bem como, habilidades rítmicas e motoras em seus alunos de forma simples, fácil e muito criativa!


Embora este seja um vídeo apenas como exemplo práticas, sugiro que explore outros posts deste site, pois, tanto no meu canal do YouTube quando aqui no blog, você irá ver outros vídeos nos quais eu utilizo essa música, mas brincando de formas diferentes e dando diferentes explicações sobre os procedimentos adotados para chegar ao resultado desejado. Isso nos mostra que fazer música é lidar com variação!


Recomendo que busque ver estes outros vídeos, pois as explicações trazem insights importantes e até possibilidades de variações que, após realizar a atividade, percebi que ainda são possíveis... Isso fará com que você leve suas aulas para um nível além do que estou apresentando abaixo!

Veja...

Use sua imaginação e convide seus alunos a inventar novas formas de brincar...

Existem muitas outras possibilidades!


Gostou dessas ideias e quer ter acesso a muitas outras?

Visite o meu instagram clicando aqui...

Lá eu posto ideias todos os dias!


Para aprender muitas outras músicas, estratégias, atividades e brincadeiras musicais, te convido a fazer parte do meu CURSO COMPLETO que se chama Educando Com Música. Lá você encontra dezenas de músicas para baixar e ideias de atividades para realizar com seus alunos!


CLIQUE AQUI e Conheça meu CURSO COMPLETO

MATRICULE-SE COM 20% DE DESCONTO

CUPOM: CURSO+MUSICAR+CANAL20

 

QUER APRENDER MAIS CANÇÕES E BRINCADEIRAS?


🎶 Conheça o Baú de Brincadeiras Musicais e nunca mais fique sem ideias!

📲 Acesse aqui https://bit.ly/3xqfCkv e tenha mais de 40% de DESCONTO


Dentro do baú existem muitas outras canções!

Todos os meses outras ideias ainda serão somadas!


Dentro do baú eu ainda explico, em detalhes, como brincar com cada música!

Venha logo que eu espero você!



 

📚 LIVROS RECOMENDADOS 📚


📗 01 - A Música é um Jogo de Criança: https://amzn.to/33XRBIj

📘 02 - Brincar(es): https://amzn.to/3SqHsHY

📗 03 - Brinquedos do Chão: https://amzn.to/35iLezF

📘 04 - Fazendo Música com Crianças: https://amzn.to/3IZHUIz

📗 05 - Brazil For Children - 30 Canções para Brincar: https://amzn.to/323kLlr

📘 06 - As Melhores Brincadeiras Musicais Vol. 1: https://amzn.to/325y5p8

📗 07 - As Melhores Brincadeiras Musicais Vol. 2: https://amzn.to/3kNZkfp

📘 08 - De Roda em Roda - Brincando e Cantando: https://amzn.to/3oJApvQ

📗 09 - Canteiro: https://amzn.to/2TWCBSJ


 

Quero lhe dizer que tenho uma série de composições pensadas para aulas de musicalização infantil e que todas elas podem ser acessadas clicando aqui!


Também tenho uma série de canções que você pode utilizar em suas aulas! Clique Aqui e ouça todas !




bottom of page