top of page

BRINCANDO com Música e Colheres!

Trago algumas ideias e sugestões de repertório para você brincar com seus alunos. Selecionei canções de alguns artistas que cujo trabalho admiro muito!


Salve esse post para usar essas ideias quando as aulas começarem! Todas elas podem ser adaptadas para serem utilizadas em contextos presenciais ou remotos!


Na primeira atividade, iremos fazer um batuque bem legal utilizando uma folha de papel e duas colheres (que podem ser substituídas por dois lápis ou duas canetas). No vídeo abaixo nossa proposta é realizada com a música "Pipoca" de Kitty Driemeyer, mas poderia ser realizada com outras músicas cuja rítmica possibilite.

Assista o vídeo abaixo para conhecer a atividade:


Ainda falando sobre pipocas, podemos realizar mais algumas atividades rítmicas com colheres. Lembrando que são apenas algumas possibilidades e que é possível que você faça ainda outras variações.


O primeiro exemplo é ideal para brincar com crianças bem pequeninas e pode servir como abordagem introdutória à canção.


No segundo exemplo utilizamos a mesma canção em uma interpretação disponibilizada no YouTube pela Banda AnimaKids. Brincando com colheres utilizaremos duas formas diferentes de manuseá-las e produzir sons.


Essa atividade é ideal para o Ensino Fundamental, porém já realizei essa mesma abordagem com crianças da educação infantil (a partir do maternal 3). Os alunos podem não conseguir na primeira tentativa, mas a medida em que você retomar a atividade, certamente conseguirão se superar.


Outra canção com a qual gosto muito de brincar utilizando colheres é a canção "Sopa", do grupo palavra cantada. Além de ser uma música genial, ela permite diversas possibilidades rítmicas e criativas. No primeiro vídeo você verá minha sugestão de atividade. No segundo um desdobramento prático e no terceiro uma brincadeira de "passar o chapéu".



Aprendi a utilizar colheres dessa forma a parti do livro Colherim, escrito por Estevão Marques. De uma forma bem dinâmica e didática o autor nos ensina várias levadas de ritmos brasileiros para fazermos com colheres.


Você pode conhecer mais sobre o livro clicando aqui.


Se você gostou das possibilidades que o trabalho com colheres permite, adquira já novos instrumentos para você e seus alunos! Basta clicar na imagem abaixo e você será direcionado à uma oferta especial para leitores do nosso blog.


Referências:

"Pipoca" - 2ª faixa do CD "Conversa de Bicho" de Kitty Driemeyer - Ganhador do Prêmio Açorianos 2004 Melhor CD Infantil.

Marques, Estevão. Colherim: Ritmos Brasileiros na Dança Percussiva das Colheres. Editora Peirópolis, 2013.

Faixa 3: Sopa. Canções de Brincar. Palavra Cantada (1996). Disponível em: https://url.gratis/b6EKB. Acesso em: 30/03/2020.

Comments


bottom of page