top of page

Materiais sonoros na aulas de música...

Quando foi a última vez que você levou materiais diversificados para sua sala de aula e deixou que as crianças os experimentassem à vontade?


Eu sei que muitas vezes temos medo de ousar o diferente e, inevitavelmente, temos medo também de "perder o controle" da sala de aula deixando os alunos "mexendo em tudo" que quiserem... Entretanto, este pode ser um momento de rico aprendizado e exploração direcionada. Compreende?


Um bom exemplo do que digo pode ser a  primeira vez que levei copos e colheres para sala. Por um determinado período de tempo, deixei com que meus alunos fizessem uso daqueles objetos da forma que quisessem e, "mesmo na aula de música", os alunos se puseram a construir casas, castelos, pontes etc. Claro! Devemos lembrar que algumas fronteiras fomos nós quem colocamos e que, para a movimentação do conhecimento em si, essas não são o que emergem em primeiro plano.


Aos poucos, após mexerem muito e terem feito diferentes usos daqueles objetos dentro dos seus "repertórios de usos" já conhecidos, o interesse ávido aos pouco se acalmou e então, pouco a pouco, e sem dizer nada, comecei a propor algumas formas de manipular aqueles objetos que, para eles, foram novas. Esse gesto, em um momento partilhado, os instigou a tentar também!


Logo, fui demonstrando diferentes formas de atribuirmos signifcados para aqueles objetos (sejam quais forem) e, especialmente, demonstrando que por meio deles era possível fazer som e transformar seus diferentes materiais sonoros em música. Minha música...


Este é um breve relato do muitos que venho colecionando nestes anos como professor de música em que, aos poucos e juntos, vamos signigicando coisas e som para nós mesmos e para o outro...

by @vinie.eufrasio


Se você ainda não se inscreveu, corre lá e INSCREVA-SE! Além de acessar nosso conteúdo, você irá nos nos ajudar muito para que continuemos produzindo para VOCÊ!


Site: www.musicar.mus.br

Instagram: www.instagram.com/musicar.mus

Facebook: www.fb.com/musicarnoface

Youtube: www.youtube.com/MusicarEducaçãoMusical


Comments


bottom of page