Três pilares de uma boa aula
Hoje quero falar para vocês sobre os três elementos principais que utilizo para montar minhas aulas de música. São verdadeiros pilares da minha prática e gostaría que todos os educadores refletissem de forma integral e profunda sobre o que estes representam. Disponibilizo aqui um vídeo onde falo um pouco sobre estes e, ao longo do post, transcrevo algumas das reflexões que abordo em cursos e palestras.
Conteúdo, didática e afetividade são os pilares que devem permear todo o processo criador do professor de música. Estes elementos podem ser interpratados da seguinte forma:
Conteúdo: É o objeto do conhecimento que você pretende trabalhar com o seus alunos.
Ditática: É a forma como você irá promover a interação dos seus alunos com o conteúdo.
Afetividade: É a abordagem dada à sua estratégia didática, partindo do contato humano.
Por muitas vezes, em meio ao processo educativo, é fácil nos perdermos e, sem perceber, priorizarmos os dois primeiros elementos e utilizarmos a didática em prol do aprendizado do conteúdo ao invés de nos procuparmos com os seres humanos que estão experenciando este processo. No modelo proposto pela MUSICAR, buscamos equilibrar o foco entre conteúdo, didática e afetividade, mas considerando o contato humano significativo como finalidade em lugar do conteúdo. Porém, devemos considerar as relações estabelecidas ao longo dos processos de ensino e aprendizagem de forma cíclica e interligadas, visando a convivência e conexão entre todos os envolvidos (professor, alunos e contextos escolares, sociais e familiares).

Espero que essas reflexões possam inspirar você! Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus colegas!
Se você ainda não se inscreveu, corre lá e INSCREVA-SE! Além de acessar nosso conteúdo, você irá nos nos ajudar muito para que continuemos produzindo para VOCÊ!