top of page

Três pilares de uma boa aula

Hoje quero falar para vocês sobre os três elementos principais que utilizo para montar minhas aulas de música. São verdadeiros pilares da minha prática e gostaría que todos os educadores refletissem de forma integral e profunda sobre o que estes representam. Disponibilizo aqui um vídeo onde falo um pouco sobre estes e, ao longo do post, transcrevo algumas das reflexões que abordo em cursos e palestras.



Conteúdo, didática e afetividade são os pilares que devem permear todo o processo criador do professor de música. Estes elementos podem ser interpratados da seguinte forma:

Conteúdo: É o objeto do conhecimento que você pretende trabalhar com o seus alunos.

Ditática: É a forma como você irá promover a interação dos seus alunos com o conteúdo.

Afetividade: É a abordagem dada à sua estratégia didática, partindo do contato humano.


Por muitas vezes, em meio ao processo educativo, é fácil nos perdermos e, sem perceber, priorizarmos os dois primeiros elementos e utilizarmos a didática em prol do aprendizado do conteúdo ao invés de nos procuparmos com os seres humanos que estão experenciando este processo. No modelo proposto pela MUSICAR, buscamos equilibrar o foco entre conteúdo, didática e afetividade, mas considerando o contato humano significativo como finalidade em lugar do conteúdo. Porém, devemos considerar as relações estabelecidas ao longo dos processos de ensino e aprendizagem de forma cíclica e interligadas, visando a convivência e conexão entre todos os envolvidos (professor, alunos e contextos escolares, sociais e familiares).




Espero que essas reflexões possam inspirar você! Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus colegas!


Se você ainda não se inscreveu, corre lá e INSCREVA-SE! Além de acessar nosso conteúdo, você irá nos nos ajudar muito para que continuemos produzindo para VOCÊ!


Opmerkingen


bottom of page