Dentre as celebrações do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, há antigos folguedos que constituem-se em um bailados com danças, cânticos e, é claro, muita musicalidade. Dentre os vários momentos que permeiam o contexto do popular "Congado", é recriado anualmente a coroação do rei Congo sob a benção de Nossa Senhora, Santa Efigência e São Benedito. Conheça essa versão de uma brincadeira que deriva dos cantos dessa tradição ancestral, uma das celebrações mais antigas em Minas Gerais.
Brincando em roda, o cântico da coroa santa se transforma em uma excelente atividade para ser utilizada em aulas de musicalização, trabalhando o cantar, o dançar e a movimentação do grupo em sincronia. Além do mais, é muito divertida! Em 2015, na cidade de São Paulo, tiver a oportunidade de conhecer uma variação dessa atividade com o educador Estevão Marques, cujo belíssimo trabalho, cursos e livros, recomento a todos os educadores que queiram se aprofunda na abordagem brincante da música.
Para aqueles que queiram se aprofundar um pouco mais sobre a utilização de cantos oriundos de festejos tradicionais, recomendo a leitura de um texto que publiquei e tive a oportunidade de apresentar em 2016 na cidade de Buenos Aires (Argentina) durante o Fórum Latinoamericano de Educação Musical. Abaixo irei disponibilizar também um link para um trabalho publicado no segundo semestre de 2015 a partir do qual apresentei um breve relato sobre a história e práticas do Reinado de Nossa Senhora do Rosário durante o Congresso Internacional de Pós-Graduação do UNIS.
Você pode CLICAR AQUI e acessar o texto caso tenha o desejo de se aprofundar um pouco mais nessas reflexões etnomusicológicas. Caso queira conhecer um pouco mais sobre a história do Congado, basta CLICAR AQUI e poderá acessar um artigo que escrevi em 2015.
#educaçãomusical #etnomusicologia #musicologia #musicanaescola #brincadeirasmusicais #jogosmusicais #atividadesparaaulasdemúsica #artenaescola #aulademusica #musicalização
Comments